Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lousã 8 de Dezembro

Enquadrado na Feira de Natal organizado pela Loja das Aldeias do Xisto do Candal e ADXTUR, participámos na animação do evento que decorreu na Nave de Exposições da Lousã no dia 8 de Dezembro de 2010.
Infelizmente por ser dia santo, dia da padroeira da Roda Cimeira (terra natal de alguns dos nossos elementos), só participou metade do grupo: Afonso, Andreia, Mariana, Manuel, Paulo e o Valentim.
Gostaríamos de dizer que o espaço estava cheio, mas não estava. Mas os poucos visitantes do evento e nós conseguimos animar aquele fim de tarde.

Encontrámos uns amigos do Grupo Etnográfico da Região da Lousã e a cantadeira deles, a Maria Mendes cantou connosco o "Fado Calão" e "Ó linda". Fica aqui registado também um forte abraço ao GERL na pessoa do seu presidente José Faria. Como agradecimento fica aqui o vídeo do "Fado Calão" cantado pela Maria Mendes totalmente improvisado...

Vídeo da música "Fado Calão" Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira

Fica aqui um vídeo dos "Carreirinhos da Serra" tocados pelos elementos mais novos Afonso, Andreia e Mariana.
Carreirinhos da Serra tocado pelos elementos mais novos

Sem comentários: