Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

sábado, 25 de dezembro de 2010

Afonso toca "Mulher Gorda" em versão afonsina 24 Dezembro

Os nossos elementos mais novos merecem toda a nossa atenção e dedicação. São eles que no futuro serão os grandes mestres da concertina em Góis e grandes animadores. E para isso que nos esforçamos, porque acreditamos no potencial deles...
O Afonso Silva é um dos talentos da concertina do nosso concelho e um dos nossos elementos mais especial. Quem o conhece sabe a capacidade que ele tem em aprender sozinho músicas novas e de estar permanentemente a re-inventar as músicas tradicionais.
Foi assim que aconteceu com a música "Mulher Gorda" que todos conhecem, mas que o Afonso conseguiu transformar numa música de fazer chorar e emocionar todos aqueles que a escutam!
O Afonso tem 10 anos de idade e toca desde os 8 anos. Aprendeu a tocar na Escola de Concertinas de Góis há dois anos, mas foi no último ano a tocar com o Ti Jaime que aprendeu a "mexer"aqueles dedos e a ser o concertinista que é hoje. Actualmente fora da Escola de Concertinas de Góis, é um dos elementos de destaque do Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira. Prova-se aqui que não importa o tamanho, nem a idade e que hoje já há concertinistas em Góis com muito talento. Diz o Afonso: "Se não fosse o Ti Jaime eu não sabia tocar tão bem concertina como toco... obrigado Jaime".
Tocou em Tires, perto de Lisboa, para os avós na noite de Natal e para recordar para sempre este momento, lembrámo-nos de colocar na internet o vídeo.
Clique aqui para ver o vídeo da "mulher Gorda" tocada pelo Afonso Silva...

1 comentário:

J. disse...

http://www.youtube.com/watch?v=xR1CO7sGaBE&feature=related - maravilha, até dá gosto ouvir isto a partir do minuto 1:15. ;)