Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

Um ano Sem Eira Nem Beira

Faz no dia 2 de Setembro um ano que se formou o Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira.

O grupo tem agora 13 elementos: Afonso Silva, Andreia José, António João, António Lima (bombo), Jaime Barata (ensaiador), Manuel José (tabuinhas), Maria Odete, Maria Preciosa (reco-reco), Mariana Ventura, Mário Victor, Paulo Silva, Sofia Lima e Valentim Rosa
Foi um ano pleno de atuações, festas e animações… desde a fundação, fizemos 15 ainda em 2010 e 28 até este momento em 2011, perfazendo um total de 43 participações. Destes apenas 4 foram participações em encontros. Estivemos em muitas aldeias do concelho de Góis (em todas as freguesias) e nos concelhos vizinhos de Arganil, Pampilhosa da Serra e Penacova, mas também em Cantanhede, Coimbra, Covilhã, Nelas, Viseu e duas atuações em Lisboa.
Destas destacamos a organização do Festival de Concertinas em Góis em Maio que foi um sucesso pela qualidade, quantidade e diversidade de grupos de concertinas. Momentos altos foram também a recriação das Janeiras nas aldeias serranas e as participações na BTL em Lisboa, na Expofacic em Cantanhede e na Facig em Góis.
Provámos que temos qualidade suficiente para ir tocar em palcos de festas em terras fora do concelho e que não se nos devemos contentar apenas em tocar em encontros em que todos tocam as mesmas músicas e em que o público são apenas outros tocadores de concertina… Há mais para além disto e se as coletividades do nosso concelho e da nossa região se convencerem que se deve apostar na prata da casa em vez de estar a trazer artistas de fora, podemos ainda potenciar mais o Grupo Sem Eira Nem Beira.
Durante o mês de Setembro iremos ainda atuar no Encontro de Concertinas em Arganil (dia 3), na Malhadas da Serra (Pampilhosa da Serra, dia 10) e no Esporão (dia 23).
Para terminar gostaríamos de agradecer à Câmara Municipal de Góis e em especial à Presidente Dra. Maria de Lurdes Castanheira pelo apoio logístico nos transportes e pelos convites formulados para representar o concelho e agradecer ainda à Santa Casa da Misericórdia na pessoa do Provedor José Serra pela cedência de instalações onde ensaiamos às 6ªfeiras às 18horas (Casa do Povo).

Sem comentários: