Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

domingo, 4 de setembro de 2011

1º Encontro de Concertinas de Arganil

Foi ontem dia 3 de Setembro que o Grupo de Concertinas Sons e Suadelas de Arganil do Tiago Mateus organizou de forma soberba o 1º Encontro de Concertinas em Arganil, tendo convidado o nosso grupo e o grupo de Oliveira de Hospital.

Este encontro foi interessante pois culminou com as comemorações do nosso 1º aniversário, um ano repleto de descobertas, alegrias e animações.

Fomos o primeiro grupo a atuar e tocámos diversas músicas da nossa região que deixaram a assistência rendida à melodiosa voz da Andreia, das letras das nossas músicas e das nossas concertinas.
Entrámos com o "Vira da Roda", passámos ao "Amor Novo" (clicar para ver video), à "Cara Linda", ao "Hino da Concertina" e "Eu contigo ia, ia" (que ficaram no mesmo vídeo), "Anda la para diante" (clicar para ver o video) e "Eu quero bem aos teus olhos (clicar para ver video)" que dedicamos aos Sons da Serra.
Até ao final, tocámos "Vira velho", "Óioai de Góis" e terminámos com a "Ó linda".
A praça da Câmara estava repleta de pessoas a assistir ao Festival. No final os 3 grupos tocaram um fado em conjunto para gáudio da assistência...
Gostariamos de agradecer mais uma vez ao Tiago Mateus pelo convite e ao restante grupo pela hospitalidade.
Em sinal de agradecimento, deixamos aqui o link para um video do "Era o vinho"
Até para o ano!

Sem comentários: