Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Actuação na Bolsa de Turismo de Lisboa 27 de Fevereiro

A convite da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, o grupo de concertinas Sem Eira Nem Beira fez a animação do encerramento da participação nos municípios de Góis, Arganil e Oliveira do Hospital na Bolsa de Turismo de Lisboa no passado domingo dia 27 de Fevereiro.

Foi perante milhares de pessoas em delírio que tocámos modas da região de Góis em despique com outros expositores... nem mesmo o grupo de bombos do Seixal "Toca a Rufar" nos amedrontou e tocámos o "Vira da Roda", que podem ver no vídeo tinha um som de fundo brutal... Clique aqui para ver o vídeo.
Na presença de muitas pessoas oriundas dos 3 concelhos, do rancho folclórico Serra do Ceira, da Tuna de Avô e da Confraria do Bucho de Arganil, tocámos a música "Não me andes a maldizer" - Clique aqui para ver o vídeo. Aquele senhor de bigode da concertina azul é da Tuna de Avô.
A seguir para o atormentar, tocámos a música "Antoninho olha a rola" - Clique aqui para ver o vídeo... mas mesmo assim o homem conseguiu aguentar-se! Um abraço para ele.
Em homenagem ao Dr. José Carvalho Presidente da Assembleia Municipal de Góis que tocou pandeireta numa das músicas que infelizmente não ficou gravado, deixamos aqui a "O linda" música com que terminámos a actuação. Clique aqui para ver o vídeo, cantado em segunda voz pela Andreia José com o coro de Avô. A farda deles é parecida com a nossa e portanto formámos um grupo grande...
Um especial agradecimento ao Dr. Miguel Ventura da ADIBER pela oportunidade! Não é todos os dias que se actua na capital e se tem oportunidade de ir andar de escadas rolantes para o Vasco da Gama!

Sem comentários: