Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

Magusto da Junta de Freguesia de Góis, 14 de Outubro

Por convite da Junta de Freguesia de Góis participámos no tradicional magusto da freguesia de Góis no Largo do Pombal na tarde do domingo 14 de Outubro.
O S.Pedro parecia não querer nada com os Goienses, mas tocámos-lhe uma das nossas modas antigas, "Pinga d'agua" e lá o tempo se aguentou... entre o fumo das castanhas, lá apareceram os Sem Eira Nem Beira para animar os "magusteiros"!
Aproveitamos a oportunidade de tocar pela primeira vez sob o nome da nova formação em Góis, para tocar as músicas que vão caracterizar a nossa nova imagem musical, para além das músicas tradicionais: "não me andes a maldizer", "amor novo", "gosto de vocês", "hino da concertina", "vira velho", "luisinha", "as novenas", "anda lá para diante" e para terminar o "fado calão" com desgarradas de alguns participantes no magusto e do Ti Manel e do Ti Valentim da nossa parte.
Sem Eira Nem Beira desta vez tiveram eira para tocar e logo o belo palco do Pombal no centro histórico da vila de Góis.
Para terminar um especial agradecimento a todos os elementos da Junta de Freguesia e em particular ao Graciano. Até para o ano!

1 comentário:

J. disse...

REFRÃO: "Eu gosto muito,
gosto muito de vocês
e eu gosto muito,
gosto muito de vocês."