Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Gravação do 1º CD "O cheiro que a rosa tem"

O Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira fez a sessão de gravação do seu 1º CD "O cheiro que a rosa tem" na editora Edisco na Maia, Porto.
Vamos editar 500 exemplares.
Como primeira experiência até correu muito bem. Conseguimos gravar as 14 músicas em cerca de 10 horas, devendo o CD estar editado no final do mês.
Foi uma experiência muito importante para todos, principalmente para os mais novos, embora tenha sido o mais velho no final do dia que chorou... sentimentalista!
As meninas do coro (ai Sofia...)

A Capitolina vai comprar os CD todos...

O teclas...
A nossa deusa da voz...

Rotas do Azeite na Cabreira

O Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira animou o programa Rota do Azeite na Cabreira (Góis) para três grupos da Galp Energia que visitaram o nosso concelho nos dias 21, 22 e 28 de Janeiro de 2012. O último grupo, uma agência dedicada a turismo cultural, organizada pelo Benjamin Caiado foi sem dúvida o grupo mais divertido. Cantou, dançou, lanchou e até acabou a cantar a "Pinguinha de água" connosco.

Principalmente no dia 28 estava um dia muito bom para tocar concertina... estava um frio de rachar!
Como agradecimento fica aqui uma homenagem ao Caiado, à Sandra e ao Paulo.

Festa de Natal

No dia 13 de Janeiro de 2012 organizámos a nossa Festa de Natal com os elementos do grupo e seus familiares na aldeia de Corterredor em Góis.
O jantar foi um coelho maravilhoso, servido no Centro de Dia da 2ª aldeia mais bonita de Góis.
Estiveram presentes 21 pessoas. No final aproveitámos para tocar mais um pouco de concertina, afinal é o que nos une, para além da amizade...
Gostariamos de agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Góis a cedência das instalações, na pessoa do Provedor José Serra.