Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

26 Novembro, Cabreira

Mais um fim-de-semana, mais uma rota do azeite, mais um grupo na Cabreira, Góis.
Desta feita, o grupo não dançou tanto, mas as pessoas gostaram muito, principalmente a voz da Andreia...
Aproveitámos para gravar em video pela primeira vez o Hino Sem Eira Nem Beira - clique aqui para ver o vídeo.

20 Novembro, Cabreira

A convite da Trans Serrano participámos na animação da Rota do Azeite na aldeia de Cabreira em Góis junto ao restaurante Tranca da Barriga com um grupo de cerca de 40 pessoas que dançaram e cantaram ao som das nossas concertinas.
Tratou-se de um grupo do Minho e outro de Lisboa, mas no final ficaram todos juntos a cantar a Ó Linda como se conhecessem há anos... clique aqui para ver o video. O vídeo está escurito, porque era de noite, mas o que conta é a intenção.
O Jaime neste dia também estava muito contente...

Magusto em Góis, 13 de Novembro

No passado domingo, 13 de Novembro a convite da Junta de Freguesia de Góis, o Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira, animou o tradicional magusto no Largo do Pombal.
Foi uma tarde maravilhosa, sem chuva, mas com muito fumo a perseguir as nossas concertinas...
E as nossas fãs da Lousã estavam lá...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fotos antigas do Colmeal com concertinas...

Um baile no Colmeal... no Largo da Fonte em Agosto de 1961


Tocata do Colmeal da década de 40 do século passado...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Feira da Castanha e do Mel

Ontem dia 1 de Novembro actuámos pela primeira vez como grupo de concertinas no palco da Feira da Castanha e do Mel (Feira dos Santos) perante uma composta plateia.

Gravámos algumas das músicas que tocámos, nomeadamente "Anda para a rua" e "Eu quero bem aos teus olhos". Clique nos nomes das músicas para ver os vídeos.
Gostariamos aqui de deixar os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Góis que para além da colaboração na cedência de transportes, tem confiado no nosso grupo em várias ocasiões para animação de eventos dentro e fora do concelho.
Também um agradecimento especial às nossas lideres do clube de fãs...
Obrigado a elas...

29 e 30 Outubro

No passado fim-de-semana estivémos presentes em duas festas nos concelhos de Góis e Covilhã, sábado e domingo, respectivamente.
No sábado, na festa da Associação de Melhoramentos da Roda Cimeira (freguesia de Alvares, Góis), a nossa actuação correu muito bem, onde estreámos o hino do nosso grupo, que infelizmente não conseguimos ainda registar em vídeo.
No domingo, uma deslocação, com o apoio da Câmara Municipal de Góis ao nível da cedência do autocarro, à aldeia de Casegas no concelho de Covilhã que correu também muito bem, tendo o grupo sido bastante elogiado.