Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.

Constituído por 8 elementos, somos um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.

O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.

Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.

Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jessica Loureiro, Manuel José (tabuinhas), Mariana Ventura e Paulo Silva.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 914197769 / 966217787 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Festival de Concertinas em Góis 29 de Maio

O Grupo de Concertinas de Góis Sem Eira Nem Beira organizou o Festival de Concertinas em Góis no dia 29 de Maio. O Festival foi um sucesso, contando com a participação de 8 grupos de concertina, com cerca de 80 tocadores.
Veja aqui o vídeo da apresentação do festival.
Numa tarde primaveril, onde até o S. Pedro nos abençoou com sol e nenhuma chuva, tendo como cenário o Parque do Cerejal na maravilhosa vila de Góis, junto ao rio Ceira, a animação do Festival contou com a presença de várias centenas de pessoas na assistência e com a participação dos seguintes grupos de música tradicional portuguesa, que atuaram na seguinte ordem:

- Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira (Góis), o grupo anfitrião, que tocou entre outros o "Amor Novo" e o "Vira Velho".
- Rusga Pedrosini e seus amigos (Valença do Minho), com três elementos de excelente qualidade e com toque tipicamente minhoto;
- Grupo de Concertinistas da Lousã que nos trouxeram modas da nossa região com mais de uma dezena de tocadores;
- Ana, Filipa e Ricardo, tocadores de concertina da Escola da Sónia Henriques da Lousã, elementos muito jovens (entre os 11 e os 12 anos), mas que deixaram todos surpresos pela coragem de tocar sozinhos em palco à frente de tantas pessoas;
- Grupo Sons e Suadelas de Arganil - um grupo que alia a concertinas, a duas excelentes vozes e vários instrumentos de percurssão e corda, ligados à Escola de Música Pauta em Movimento do Professor Tiago Mateus, que fizeram uma soberba atuação e tocaram a Luisinha;
- Grupo de Concertinas de Reboleiro (Trancoso), com mais de uma dezena de tocadores e um caixa, que emprestaram um colorido, uma frescura e uma juventude ao festival, provando que as concertinas são mesmo para todas as idades e sexos;
- Tiago Neto e Paulo Fragoso (Lousã), uma dupla com CD já editados que demonstraram ter muitos fãs no público;
- Marcelo Francisco (Chã de Alvares) e seus amigos, um exímio concertinista do nosso concelho que com a sua experiência nos deixou a todos palavras encorajadoras e as suas músicas tocadas como só ele sabe;
Antes do encerramento do festival pelo grupo organizador, tivémos ainda uma surpresa, a presença e atuação do Ruizinho de Penacova, que culminou uma tarde épica de concertinas.
Foi sem dúvida um excelente programa, com tocadores de elevada qualidade e diversidade na forma como integram a concertina no tipo de música que desenvolvem.
Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Góis, ADIBER e Olegário & Fernandes, SA.
Gostaríamos ainda de agradecer a todos que participaram na organização (ao grupo e aos seus familiares), ao público presente e muito especialmente aos grupos presentes e ao Ruizinho pela humildade, disponibilidade e entrega ao evento.

Demonstrámos que com humildade e simplicidade, e sempre com espirito positivo se pode trazer a Góis um conjunto de grupos tocadores de concertinas de grande qualidade. Sabemos que elevamos muito a fasquia e o quão difícil será de repetir ou mesmo aumentar o nível do evento numa futura edição, mas estamos esperançados que o próximo será ainda melhor!

No momento do balanço final, não podemos deixar de lamentar a não participação da Escola de Concertinas com sede no nosso concelho. Estamos esperançados que no futuro haja oportunidade das pessoas entenderem que a concertina e a música é um espaço de união e não de divisão e que todos nós devemos pensar e agir segundo a nossa consciência e não por orientação de outros.